sexta-feira, 18 de abril de 2014

VIA SACRA - AO CAMINHO DO CALVÁRIO


“Fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: Salve, rei dos judeus!” (Mt 27, 29).

        
Anualmente na Sexta-feira Santa, a comunidade maracaense logo ao amanhecer realiza uma caminhada penitencial, como quem diz: “Desde a manhã preparo uma oferenda. E fico Senhor a espera do teu sinal.” Recordando a via crucis na qual Cristo doou-se plenamente pela remissão dos pecados da humanidade. O clima de oração é constante, sendo perceptível no rosto de cada pessoa a memória, a transfiguração do sofrimento do próprio Jesus em seu ser, que perpassa pelos sofrimentos pessoais, com as vias dolorosas que cada um percorre de maneira individual.


                Durante a via sacra foram recordadas situações em que o direito a liberdade humana não é respeitado, fazendo referência ao lema da campanha da fraternidade: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Lembrando também tantas mães que ainda hoje acompanham seus filhos no caminho do Calvário, filhos esses que são assolados pela dependência química, pela prostituição, pelo desamor e tantos outros males que afastam do Cristo Senhor, que a exemplo de Maria essas mulheres sejam firmes na fé e creiam na providência de Deus.

Uma multidão caminha, cantando em tom piedoso, que revela a contrição e agradecimento por tão grande amor.  Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
“Humildes e confiantes levemos a nossa cruz; Seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus!”

                                                                                                                                                                     Roniel Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário